Morar Sozinho: O Sonho da Geração Z em Busca de Independência
Conhecida como nativos digitais, a Geração Z é composta por pessoas que nasceram entre a segunda metade dos anos 90 e o início dos anos 2010. Apesar de jovens, esses indivíduos já estão fazendo escolhas importantes, como comprar ou alugar uma residência.
E acredite, morar sozinho é a maior motivação dessa geração! Conheça mais sobre esse novo nicho de mercado.
A Busca por Independência
Em meio à maior expansão tecnológica da história, com a popularização da internet e a criação dos smartphones, a Geração Z é conhecida por sua rapidez em consumir informações e por buscar um propósito em suas vidas pessoais e profissionais, o que influencia diretamente suas escolhas de moradia.
Entre os compradores, 87% estão realizando sua primeira compra de imóvel, enquanto quase 60% dos locatários estão buscando sua primeira locação. Morar sozinho é uma das principais motivações dessa geração, que está em busca de autonomia e independência. Outra motivação que se destaca entre os jovens é a possibilidade de morar com um parceiro ou parceira. Os que já estão em uma união estável, deixar de pagar aluguel é um fator importante para 50% deles. Já entre os locatários, a proximidade com o trabalho e a independência são citadas por cerca de 4 em cada 10 entrevistados que estão em busca de um imóvel para alugar.
Em busca do imóvel ideal
A busca por apartamentos padrão de 2 quartos é alta por parte daqueles que moram com outra pessoa, no entanto, uma casa de rua é sua segunda opção. Para quem aluga cerca de 1 em cada 10 indica a preferência por um studio ou kitnet.
Em relação ao tamanho do imóvel, os locatários da geração Z demandam mais imóveis na faixa de 46m² a 60m² (58%). Já entre os compradores, a demanda é maior tanto para a faixa de 46m² a 60m² (44%) quanto para a faixa de 61m² a 90m² (47%). No que diz respeito aos dormitórios, imóveis com 2 dormitórios, suíte e uma vaga de garagem se destacam entre os compradores da geração Z.
Considerando o valor para a compra do imóvel ideal, as faixas abaixo de R$250.000 são as mais mencionadas, com uma mediana de compra de R$195.211,86. Entre os locatários, a configuração de imóvel com 2 dormitórios é mencionada pela maioria, mas 54% deles também indicam a preferência por imóveis com 1 dormitório.
Dicas para quem busca pelo Primeiro Imóvel
Agora que já conhecemos um pouco mais sobre as preferências e motivações da Geração Z em relação à moradia, aqui vão algumas dicas para aqueles que estão em busca do primeiro imóvel:
- Realize uma busca minuciosa: Utilize plataformas de anúncios imobiliários com filtros específicos para encontrar imóveis que atendam às suas preferências.
- Visite o imóvel desejado pessoalmente, fotos podem ser enganosas
- Escolha um lar dentro do seu orçamento, considere todos os gastos, incluindo a parcela ou o aluguel, para evitar comprometer suas finanças.
- Procure uma localização estratégica
- Leia com atenção as cláusulas contratuais, tanto de locação quanto de compra, e peça ajuda de uma pessoa experiente para garantir segurança na negociação.
Seguindo esses passos, as chances de conseguir o imóvel ideal aumentam para que você possa conquistar o seu lar sem arrependimentos!
Cada geração tem a sua particularidade, uma tendência que começou com os Millennials (a geração anterior) vem com mais força agora! Por isso é sempre ficar de olho no mercado.
Fique de olho nas nossas atualizações, nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e não perca nenhuma novidade!