Individualização de gás e água. Como funciona e quais os benefícios.

Você já pensou em optar pela individualização de gás e água? Essa é a melhor forma de deixar suas contas mais transparentes, além de você pagar somente aquilo que gastar.

Hoje vamos entender melhor como funciona a individualização e como ela é extremamente benéfica e necessária para o seu condomínio.

O que é a individualização de gás e água?

Como o nome já diz, é o ato de individualizar o consumo do condomínio, criando um relógio para cada apartamento, e que traz diversas melhorias como economia, transparência, e organização para o condomínio.

Nesse artigo você vai encontrar os motivos e benefícios para realizar a individualização de gás e água.

Por que realizar a individualização de gás e água?

Agora que você tem uma noção plena do que é a individualização, chega o momento de conhecer as principais vantagens dessa decisão. Em nossa visão, economia, segurança e convivência são os aspectos mais impactados pela individualização. Abaixo, explicamos em mais detalhes

Economia

Percebe-se que a individualização do consumo é um poderoso estímulo à responsabilidade. Quando os usuários passam a pagar proporcionalmente ao seu uso e/ou desperdício, eles são incentivados a compreender que suas ações têm um impacto direto em sua situação financeira.

Como resultado, após a implementação da individualização, é comum observar uma queda significativa no consumo de recursos, especialmente água, na contabilidade do condomínio em poucos meses. Mais do que uma prática eficaz de gestão, a individualização emerge como uma estratégia de sustentabilidade.

Convivência

Esse benefício se complementa ao anterior, pois a melhoria na convivência resulta de uma combinação de fatores. Primeiramente, há a questão da responsabilidade individual. Um morador não pode culpar terceiros por uma fatura elevada, já que ele se torna o principal responsável por seu consumo.

Em segundo lugar, há a questão da auditabilidade e transparência. Com a individualização, todos sabem exatamente quanto consomem e como isso afetará a fatura de água e gás. Sem esse processo, não há como fazer esse cálculo, o que pode levar a conflitos, desconfianças e tensões entre os moradores.

Transparência

Por fim, as contas ficarão extremamente transparentes e organizadas, evitando grandes furos na gestão do condomínio. Isso garante uma boa organização entre os moradores, evita brigas e discussões, e até mesmo garante que o dinheiro economizado seja usado para futuras melhorias no condomínio. 

Como realizar a individualização de gás e água?

 

O processo de individualização, embora seja relativamente simples em sua essência, pode enfrentar dificuldades significativas em prédios mais antigos. Muitas vezes, esses edifícios não possuem as estruturas necessárias para uma implementação eficiente e econômica da individualização. A necessidade de instalar medidores por registro, por exemplo, pode aumentar consideravelmente os custos, tornando o processo quase impraticável para o condomínio, dependendo do seu orçamento.

Além disso, a estrutura de tubulação, frequentemente composta por ferro galvanizado, pode ser inadequada para a individualização, aumentando os desafios técnicos e financeiros. Nesses casos, a implementação do retrofit hidráulico é frequentemente recomendada por empresas especializadas em tubulação. Essa abordagem não apenas possibilita a individualização, mas também renova a estrutura de tubulação do prédio, proporcionando mais segurança e durabilidade.

Por outro lado, em edifícios mais novos, geralmente já existem as condições básicas necessárias para a individualização, o que simplifica o processo, exigindo apenas a instalação de hidrômetros próximos às unidades, sem grandes intervenções estruturais, o mesmo vale para o gás.

Para saber mais sobre o procedimento entre em contato com a administradora do seu condomínio.