Previsão para o mercado imobiliário em 2023
Empresários e investidores tendem a ficar apreensivos quando há uma mudança governamental e ano passado não foi diferente. Embora seja um momento de incertezas, alguns fatores mostram um cenário positivo.
O setor é suficientemente maduro e funciona, independente de quem for o Presidente, afinal, as pessoas sempre irão procurar um local para chamar de lar, fazendo com que o mercado imobiliário permaneça aquecido.
Outro ponto é que o setor está ligado às taxas de juros e ao Banco Central e assim segue firme e forte, não importando quem seja o chefe de Estado do País..
Além disso, basta olhar para o passado. O mercado cresceu significativamente no ano de 2021 com o aumento de vendas e de grandes lançamentos, superando 2020. Neste último ano foi ainda melhor, com ênfase no primeiro semestre de 2022.
Por tanto, podemos ser otimistas para 2023. Embora a Taxa Selic tenha sofrido aumento, acredita-se que não causará grande impacto no mercado imobiliário neste ano.
O que o mercado espera do atual governo?
Considerando os governos anteriores do Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, as construções do Programa Minha Casa Minha Vida com foco em populações de baixa renda aqueceram o mercado imobiliário.
Neste sentido, diante da necessidade de movimentar a economia brasileira após um longo período de recessão, a previsão é de que agora não seja diferente, já que é um dos pilares do Plano de Governo.
Além disso, culturalmente, o brasileiro vê na aquisição de um imóvel um investimento a longo prazo com grande potencial de valorização, o que, por si só, já é um cenário positivo para o setor.
Uma outra previsão para 2023 é que, segundo estudos, será um ano para a construção de novos empreendimentos. Essa análise foi obtida com base nos resultados dos anos anteriores: de 2021 para 2022, o aumento foi de 46% na venda de imóveis.
Conclusão: se por um lado, consumidores procuram por imóveis de baixo padrão; de outro, quem tem o perfil de investir em alto padrão continuará nesse segmento.
Ficou alguma dúvida referente a este assunto? Comenta aqui para a gente esclarecer. Que tal começar o ano investindo no mercado imobiliário? A GTA tem uma equipe especializada para te orientar.