Síndico – Aprenda a Reduzir Custos Com Energia

Se você é síndico conhece de perto os desafios de gerir as finanças de um condomínio, principalmente se você não possui o suporte de uma administradora como a GTA, por exemplo. Uma das maiores despesas envolve os gastos com energia elétrica.

Para ajudá-lo a encontrar caminhos para uma possível redução de despesas, reunimos os especialistas da GTA e preparamos este artigo com algumas medidas que, se implementadas, promovem uma considerável diminuição na conta de energia do condomínio.

Elimine as lâmpadas antigas

Embora pareça algo tão simples e óbvio, ainda existem muitos condomínios que não investiram em uma iluminação mais econômica e estão “rasgando dinheiro”. As lâmpadas representam cerca de 20% do consumo de energia elétrica.

Neste sentido, a iluminação fluorescente, apesar de ser melhor que a incandescente, ainda apresenta um alto consumo, cerca de 85% a mais que as lâmpadas LED, sendo esta a melhor opção para o condomínio.

Outra alternativa em expansão no Brasil é a captação de energia solar, através de placas fotovoltaicas capazes de transformar energia térmica em eletricidade. Além de trazer mais economia, é uma energia limpa e renovável.

Instale sensores de presença

Ainda conectado ao tema iluminação, a instalação de sensores de presença nas áreas comuns é mais um recurso que você tem para diminuir o gasto com energia elétrica. Estima-se que esse simples acessório traga uma economia de até 50%.

Os sensores de presença permitem que as áreas de maior movimento do condomínio só permaneçam iluminadas se houver alguém passando pelo local. Da mesma forma, se for uma área de pouco movimento, as luzes se manterão apagadas, sem que seja necessário alguém desligar.

Outra vantagem é que a instalação desse acessório contribui para a segurança do condomínio, pois os moradores saberão que alguém está passando pelo local, com o acionamento da lâmpada.

Substitua os elevadores (se possível)

Uma medida que nem sempre é possível de ser tomada, em função da disponibilidade financeira, mas que traz bons resultados é substituir elevadores antigos por elevadores mais modernos.

Isso porque, quanto mais tempo de uso, maior será o gasto com manutenções e consumo de energia elétrica. Embora pareça um grande investimento,  essa substituição traz o retorno esperado, pois os elevadores modernos foram projetados para consumir cerca de 40% a menos de energia.

O segredo é a conscientização

A conscientização dos moradores é o primeiro passo para redução da conta de energia elétrica, mas é um trabalho “de formiguinha”. Ou seja, você precisa trazer essa tema sempre que possível nas comunicações do prédio, nas assembleias, no app, etc.

Uma boa maneira de começar é mostrando que você está fazendo a sua parte, instruindo os funcionários a sempre estarem atentos às luzes acesas sem necessidade ou uso de equipamentos elétricos por tempo desnecessário.

Além disso, busque maneiras simples de mostrar o impacto da despesa com energia elétrica e como uma simples economia permitirá uma reserva financeira para o condomínio ou até a realização de outros investimentos importantes.

Quer a ajuda da GTA?

Enfim, essas são algumas das melhores medidas para você, de fato, perceber uma redução na conta de energia elétrica. Porém, entendemos que você, síndico, já tem muitas responsabilidades e nem sempre há tempo e apoio para implementar essas mudanças.

Por isso, a nossa melhor dica é: conte com o suporte de uma administradora. Nós, da GTA Administração Imobiliária, estamos há mais de 50 anos nesse mercado e sabemos como implementar estratégias que podem proporcionar a economia tão desejada.