Regras de fim de ano, fique atento
Como lidar com as festas e as férias escolares
Muitos condomínios tendem a ter um aumento de movimento nas áreas comuns: seja pelas crianças brincando, pelas pessoas que estão de recesso ou parentes que foram visitar.
O importante é sempre manter a calma e o bom senso nessas horas. Afinal, festas assim acontecem só uma vez por ano, e é natural que exceda um pouco o barulho: música um pouco mais alta, cadeiras arrastando, crianças gritando, entre outras eventualidades.
Além disso, é preciso que haja bom senso por parte de todos os moradores, convidados e hóspedes para que as festas sejam motivo de celebração! Então, vamos nos atentar a algumas regras:
● Barulho
Mesmo que exista a “Lei do Silêncio” e a “Lei de Zoneamento Urbano” em São Paulo, fica inviável notificar aos órgãos públicos, uma vez que o número de colaboradores fica reduzido durante as festividades.
O indicado é resolver amigavelmente, notificar a portaria para que entre em contato com o apartamento e reduza o barulho. Assim, conflitos são evitados.
Caso não surta efeito, outra saída é aguardar o dia seguinte e fazer uma reclamação no Livro de Ocorrências do condomínio para que o síndico tome as devidas providências.
● Decoração
É comum os condomínios destinarem uma parte da verba para decorar as áreas comuns, se todos estiverem de acordo. No caso das decorações individuais, é preciso se atentar às regras, muitas vezes os objetos devem ser retirados em um período determinado em regulamento.
● Aluguel de áreas comuns
Cada condomínio tem o seu regulamento específico: bloquear o aluguel do salão de festas e churrasqueira; criar uma “ordem de chegada” ou um sorteio. Essas medidas são tomadas para evitar polêmicas. É necessário sempre se atentar às normas do condomínio.
● Visitas
Caso o morador tenha alugado as áreas comuns é necessário sempre se informar das normas nesse período e é importante deixar uma lista com a portaria para evitar a entrada de pessoas mal intencionadas. Já para as comemorações dentro dos apartamentos, a entrada tem que ser permitida uma por uma.
● Segurança
Nas grandes cidades muitos apartamentos ficam vazios durante essa temporada, por isso o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), criou umas dicas:
- Se tiver um Sistema de Segurança Interno, cheque antes de sair e faça os testes necessários;
- Deixe uma chave com alguém de confiança e que não more no mesmo local, de preferência;
- Não deixe as chaves na portaria;
- Não informe a data de retorno aos funcionários do condomínio;
- Se tiver algum vizinho de confiança, peça para ele ficar atento caso haja movimentações suspeitas;
- Exija que a portaria obrigue os motoristas a acenderem a luz interna do veículo ou abaixar o vidro ao chegar para identificação.
Seguindo essas dicas todo mundo pode aproveitar as festividades e as férias de maneira harmônica e segura. Lembre-se: todos gostam de se divertir, por isso é importante manter o respeito e o bom senso entre todos os moradores.
Caso haja problemas maiores e alguma regra tenha sido violada, causando estresse entre todos os moradores, é preciso notificar a sindicância para que ela tome as medidas previstas pela Convenção de Condomínios e Regulamento Interno.