Qual o Papel da Imobiliária na Resolução de Conflitos na Compra/Venda de Imóvel?

Diferente do que muitos imaginam, o papel de uma imobiliária vai além de dar publicidade a um imóvel ou de negociá-lo com potenciais interessados. Na verdade, uma das funções mais importantes que ela desenvolve é mediar a relação entre proprietário e inquilino/comprador.

Se você tem um imóvel para locar ou vender, certamente já considerou a possibilidade de ter uma imobiliária para cuidar de todo o trâmite burocrático, entre outras coisas. Neste artigo, traremos um dos motivos mais importantes para estabelecer essa parceria.

Qual a função de uma imobiliária na locação de imóveis?

No que se refere ao aluguel de imóveis, a imobiliária proporciona segurança, comodidade e tranquilidade, tanto para o proprietário quanto para o inquilino, pois faz o intermédio dessa relação, garantindo o cumprimento dos direitos e deveres de ambas as partes.

Além disso, quando possui grande expertise no assunto, a imobiliária já conhece os principais pontos de conflitos, de dúvidas e de interesse do locador e do locatário e, por isso, é capaz de elaborar um contrato de aluguel que contemple essas situações com o devido respaldo legal.

Assim, diante de uma situação que cause uma divergência de entendimento entre as partes, a imobiliária utilizará o contrato como base para solucioná-la e, quando não há previsão nesse instrumento legal, dispõe de corpo jurídico para prestar os devidos esclarecimentos.

Agora, imagine uma relação entre proprietário e inquilino sem a mediação de uma imobiliária? Como os conflitos seriam solucionados? A quem as partes recorrem em casos de divergência? Enfim, essas são algumas razões para contar com esse suporte administrativo.

E no caso de compra/venda, a imobiliária é importante?

A compra e venda de um imóvel é uma tarefa que demanda conhecimento jurídico e administrativo de todos os trâmites obrigatórios nessa transição. Em função disso, é fundamental que haja a intermediação de uma imobiliária.

Um dos principais temas de conflito entre as partes é a avaliação da propriedade. Para quem não atua no setor imobiliário e nem conhece o mercado, faltam parâmetros para precificar um imóvel.Com isso, acabam tomando como base o valor sentimental ou o montante já investido na propriedade ao longo dos anos, o que, nem sempre, irá retratar a realidade.

Por outro lado, as imobiliárias e seus corretores vivem diariamente esse mercado e possuem a expertise necessária para avaliar o imóvel, considerando a região, o estado da estrutura, a quantidade de cômodos, etc.

Quais os conflitos mais comuns nessa relação?

Há uma grande variedade de conflitos que podem ocorrer, quando falamos da relação entre proprietário e inquilino/comprador. Afinal, uma simples divergência é suficiente para gerar uma situação conflituosa.

Porém, existem alguns problemas que são mais recorrentes e que nós da GTA estamos frequentemente intermediando e oferecendo a melhor solução aos nossos clientes. A seguir, listamos os mais comuns:

  • inadimplência: em locações esse é o problema que acontece com mais frequência. De um lado, o locador que conta com esse pagamento mensal. Do outro, o inquilino que pode estar passando por uma situação difícil. A imobiliária usará o contrato de aluguel como instrumento legal para resolver a questão. Quando não há acordo, o corpo jurídico é acionado para buscar a alternativa judicial;
  • desistência: após cumprir as etapas iniciais para a compra/venda de determinado imóvel, o proprietário ou o comprador, por razões particulares, desistem de prosseguir com o negócio. O distrato contratual deve ser contemplado no contrato e, apesar da desistência ser possível, ela pode estar sujeita à multa, juros e ao pagamento de taxas previamente estipuladas.
  • entrega do imóvel: outro conflito recorrente em locações é o momento da entrega do imóvel pelo locatário, que não devolve o bem como ele encontrou. Ao contar com uma imobiliária, haverá uma vistoria no início e no final do contrato e tudo o que estiver em desacordo deverá ser feito pelo locatário, com risco de ser sujeito a sanções judiciais.
  • queixas dos vizinhos: você aluga o seu imóvel, mas recebe ligações diárias dos seus vizinhos reclamando do novo morador. Nesses casos, a imobiliária entra em campo para esclarecer ao inquilino as regras do condomínio ou as determinações legais quanto à barulho fora de hora, entre outros.

Enfim, essas são apenas algumas das muitas situações que são mediadas e solucionadas pela GTA em nosso dia-a-dia. O objetivo é sempre manter a boa relação entre as partes, oferecendo o melhor aos nossos clientes.