O impacto das gerações no Mercado Imobiliário

Como a escolha de imóveis mudou com o passar do anos e o por quê investidores deveriam se atentar a esse tema. 

O mercado imobiliário, assim como todos os outros, também é influenciado diretamente pelas particularidades e necessidades de cada geração. Para compreender as dinâmicas do mercado, é fundamental conhecer as peculiaridades de cada uma dessas gerações. 

Antes de tudo precisamos compreender o contexto histórico, econômico e social de cada época, pois esses fatores irão influenciar e moldar o mercado em cada uma das gerações. 

A Geração Silenciosa – nascidos entre 1925 e 1942 – vivenciou a Crise de 29 e as duas grandes guerras, sendo obrigada a superar desafios e grandes transições, precisaram se adaptar para sobreviver e trabalhavam muito. Valorizam a estabilidade e o respeito pela autoridade. 

Baby Boomers – nascidos entre 1945 e 1964 – o nome é devido ao aumento da natalidade, “baby boom”. Foi a primeira geração com televisão e presenciaram a guerra do Vietnã que motivou o movimento hippie. No Brasil, viveu o fim da Era Vargas e seus avanços tecnológicos. Como viveram em um mundo próspero, tudo o que queriam era estabilidade, emprego fixo e plano de carreira. 

A Geração X –  nascidos entre 1961 e 1980 – a geração “rebelde sem causa” ou, no Brasil, “geração Coca-Cola”. É a primeira que possui preparo acadêmico e vivências internacionais. Desejavam entrar em multinacionais, criando a ideia de meritocracia, para construir carreira e ter a sua independência financeira. Também presenciaram a transformação tecnológica e o surgimento da internet. 

Os Millennials (Geração Y) – 1981 até 1995 – a primeira a crescer com a tecnologia digital acessível, são mais flexíveis,  e se comunicam por meio de dispositivos móveis como computadores, tablets e celulares. São ambiciosos e acreditam em um mundo sem fronteiras, valorizam flexibilidade no trabalho e têm uma abordagem descontraída em relação à hierarquia. 

A atual Geração Z (nativos digitais) – 1996 até 2010 – nascidas imersas na era digital, demonstram preocupações sociais e mentalidade empreendedora. Recentemente começaram a ser inseridas no mercado de trabalho, porém, como cresceram no universo digital, são pessoas um pouco anti sociais e são desacreditados com o futuro. Preferem produzir conteúdos digitais (camadas mais altas) ou acabam tendo que sobreviver em empregos precários (classes mais baixas). 

Em resumo

Essas diferentes mentalidades e experiências moldam diretamente as escolhas de moradia de cada geração. Os Millennials privilegiam características como localização e tamanho e optam por aluguéis devido à falta de estabilidade profissional, por exemplo. 

O impacto das gerações no mercado imobiliário não se limita apenas à escolha entre compra ou aluguel. Tendências como multipropriedade, apartamentos pequenos com áreas compartilhadas e conceitos como Long Stay ou Extended Stay também ganham relevância. 

A conectividade e a busca por conveniência direcionam o mercado para soluções que atendam às necessidades específicas de cada geração.Essas mudanças também se refletem na forma como imóveis são vendidos, com a possibilidade de transações diretas entre proprietários e compradores, influenciadas por tecnologias como IA e realidade aumentada.

O futuro do mercado imobiliário depende da adaptação às transformações geracionais, oferecendo soluções alinhadas aos valores e necessidades de cada grupo. 

Essa compreensão se torna fundamental para superar os desafios do mercado atual, permitindo estratégias que acompanhem as tendências e atendam às diversificadas.

Você está pronto para essa mudança? Nós sim! Queremos nos adaptar e evoluir junto com as transformações do mercado imobiliário, proporcionando soluções que atendam às expectativas de todas as gerações. 

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