Instalar Ar Condicionado

Cuidados para não errar na hora de instalar um ar-condicionado

Diferente de outros equipamentos eletrônicos de uso doméstico, o ar-condicionado é um dos aparelhos mais complexos nos quesitos instalação e manutenção. Isso porque existem muitos cuidados a serem tomados para que ele funcione plenamente e de forma segura.

Além disso, é preciso garantir a viabilidade da instalação e, no caso de apartamentos, verificar o que diz o manual do proprietário e o regimento interno do condomínio sobre o modelo, área disponível, etc. Para elucidar todas essas questões, a GTA preparou este artigo.

1) Faça a escolha do equipamento correto

O primeiro cuidado que é determinante para o sucesso da instalação é definir o modelo certo para você e para o seu imóvel. Então, verifique se o seu apartamento ou casa já possui a infra-estrutura necessária para a colocação do equipamento, passagem dos fios, conexão elétrica, etc.

Em alguns casos, a área para instalação do ar-condicionado já está demarcada na parede dos cômodos. Essa informação pode ser verificada com o seu síndico, com o proprietário, no regimento interno ou no Manual do Proprietário.

Outro ponto importante é identificar a voltagem correta para o equipamento e definir o local onde a condensadora (para o modelo split) deverá ficar, sendo sempre na parte externa do imóvel. Portanto, após obter essas informações, compre o seu equipamento.

2) Atenção à parte elétrica

Como é provável que você tenha contratado uma empresa para a instalação, os profissionais irão sinalizar algumas adaptações necessárias em relação à parte elétrica do imóvel, caso elas já não existam.

Um ponto de atenção é ter uma tomada ou uma instalação elétrica compatível com a tensão do equipamento e também dispor de um disjuntor específico para o ar-condicionado. Assim, se houver uma sobrecarga, ele irá desarmar, sem prejudicar o equipamento.

3) Defina o melhor lugar

Para garantir a eficiência da refrigeração e também aumentar a vida útil do ar-condicionado, você precisa encontrar o melhor lugar para instalá-lo, caso o seu imóvel já não tenha uma área pré-definida para tal.

Para isso, escolha uma parede que não interfira nas instalações elétricas, hidráulicas ou de gás, que não tenha móveis robustos, cortinas ou persianas que dificultam a circulação de ar. Da mesma forma, evite locais que ficam muito expostos ao sol.

A condensadora do ar-condicionado deve ser instalada de pé, em área externa bem arejada. Para reduzir os gastos, tente colocar essas duas partes o mais próximo possível. Um último detalhe: o ar que sai do aparelho não deve ser liberado em cima das pessoas que estarão no ambiente.

4) Atente-se para a drenagem

Lembre-se: o seu ar-condicionado elimina água. Dessa forma, ao definir o local de instalação da condensadora ou do equipamento de janela, considere se não haverá nenhum inconveniente na varanda do seu vizinho de baixo ou até no seu próprio imóvel.

Outro ponto importante: o equipamento precisa ser instalado em local onde haja saída para a água, como, por exemplo, um ralo. Caso contrário, você poderá ter problemas com infiltrações e goteiras internas no futuro.

5) Contrate uma empresa especializada

Embora pareça ser um procedimento fácil de realizar, existem muitos cuidados que norteiam a instalação de um aparelho de ar-condicionado. Por isso, recomendamos que você deixe esse trabalho para uma empresa/profissional especializada nesse procedimento.

Provavelmente, o seu síndico ou o seu vizinho já tem uma empresa para indicar, o que trará mais segurança para você. Assim, os riscos são reduzidos, o seu equipamento é instalado com segurança e você passará a desfrutar dos benefícios de ter um ar-condicionado.